SIMARSUL promove Citizen Science e sensibiliza para proteção da biodiversidade

O que são os Bioblitz ?

Os Bioblitzs na Península de Setúbal  vão desafiar pessoas de todas as idades a tornarem-se cidadãos-cientistas e sensibilizar para a proteção da biodiversidade no novo ano hidrológico que teve início a um de outubro.

Para assinalar o novo ano hidrológico a SIMARSUL vai realizar “Bioblitzs” nos municípios da sua área de intervenção e sensibilizar a população para a importância da biodiversidade envolvente, através de atividades lúdicas de cidadania científica com a  BioDiversity4All  - Associação Biodiversidade para Todos.

Voluntários acompanhados por especialistas e investigadores de diferentes grupos de seres vivos vão registar o maior número possível de espécies, promovendo a aproximação entre a comunidade científica e a população. Os dados são registados numa plataforma online e partilhados em tempo real, permitindo estatísticas e relatórios de análise.

Após a realização dos Bioblitzs pretende-se potenciar a partilha da experiência pelos participantes e fomentar o seu interesse e capacitação para o registo da biodiversidade nacional, mantendo-se disponivel a plataforma dedicada com a informação dos resultados e dos participantes mais ativos a registar observações.

Ao longo de mais de uma década, os investimentos realizados no âmbito do tratamento de águas residuais na Península de Setúbal contribuíram para a preservação dos ecossistemas– e dos quais dependem a sobrevivência de muitas espécies. Com estas ações pretende-se sensibilizar para a necessidade de preservar a biodiversidade e os seus habitats, numa região onde se situam para além dos dois maiores estuários de Portugal – o Sado e Tejo, reservas naturais e de elevado valor ambiental, incluindo três Zonas Húmidas de Importância Internacional.

A Associação Biodiversidade Para Todos é membro fundador da Associação Europeia de Citizen Science e é atualmente a maior base de dados nacional sobre biodiversidade, aberta e livremente disponível online, alimentada continuamente pelos seus utilizadores. Conta com mais de 480.000 observações registadas, mais de 2.700 utilizadores e de aproximadamente 6.300 seguidores na rede social Facebook.

Tornou-se um importante veículo de transmissão e partilha do conhecimento da biodiversidade nacional e uma ferramenta utilizada por investigadores, ONGAs, escolas, municípios, empresas de turismo ambiental, entre outros e conta com cerca de 50 parcerias destacando-se a Associação Bandeira Azul, Rede Eco-escolas, Centro Ciência- Viva, ICNF, Centros de Investigação, Universidades, entre muita outras parcerias.