Bandeira "Praia Qualidade de Ouro 2023" distingue Praia das Bicas em Sesimbra, pela excelência das águas Balneares

A SIMARSUL e o Município de Sesimbra veem reconhecido trabalho desenvolvido na área do ambiente e do tratamento de águas residuais com a atribuição do galardão Quercus "Praia Qualidade de Ouro 2023” à Praia das Bicas, em Sesimbra, pela qualidade de excelência das suas águas balneares.

No dia 10 de julho decorreu a primeira cerimónia de hastear da bandeira “Praia Qualidade de Ouro 2023” para praias costeiras, e que teve lugar na Praia das Bicas, em Sesimbra, às 11h00. No evento, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, o Presidente do Núcleo de Setúbal da Quercus, Luís Silva, o Presidente do Conselho de Administração da SIMARSUL, Francisco Narciso, e a Administradora Regional da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste, da Agência Portuguesa do Ambiente, Susana Fernandes.

Distinguida com a bandeira “Praia Qualidade de Ouro 2023”, a Praia das Bicas é uma das três zonas balneares do Município de Sesimbra galardoadas este ano pela Quercus, confirmando a excelente qualidade das suas águas balneares.

A escolha desta praia para acolher uma das cerimónias de hasteamento oficial da bandeira “Praia Qualidade de Ouro 2023” teve em consideração o trabalho desenvolvido pelo Município de Sesimbra na área do ambiente e da SIMARSUL – empresa do Grupo Águas de Portugal - entidade responsável pelo Sistema Multimunicipal de Saneamento de águas residuais da Península de Setúbal e fundamental para restituir ao ambiente marinho a água com a qualidade necessária à manutenção dos ecossistemas.

No arranque da época balnear de 2023, a Quercus classificou, com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, um total de 394 praias com Qualidade de Ouro em Portugal (menos 46 do que em 2022), das quais 328 são praias costeiras, 56 são praias fluviais e 10 são praias de transição. Toda a informação sobre as Praias Qualidade de Ouro 2023 pode ser consultada aqui.

A campanha “Praias Qualidade de Ouro” a que a SIMARSUL se volta a associar este ano com a Quercus, permite promover este galardão a nível regional e aumentar o seu reconhecimento naquele que é um importante destino balnear português. Como tal, as bandeiras “Praia Qualidade de Ouro 2023” a serem hasteadas nas praias dos municípios da Península de Setúbal, da área de intervenção da SIMARSUL, serão personalizadas com o logótipo da SIMARSUL, na qualidade de parceiro desta iniciativa a nível regional.

Na sua intervenção, o Presidente da SIMARSUL referiu que “estes são momentos de reconhecimento que assumem particular simbolismo e satisfação para todos nós, e em particular para todos os colegas que diariamente e continuamente asseguram um conjunto de rotinas, pelo que são para eles as primeiras palavras de agradecimento pela sua dedicação. São também de agradecimento ao Município e à comunidade porque, para chegarmos a este desempenho em prol do ambiente e da manutenção dos ecossistemas, há uma participação bem mais alargada que importa relevar e renovar."

No momento em que o Grupo Águas de Portugal assinala os seus 30 anos e a SIMARSUL 20 anos, Francisco Narciso considera que "fica mais uma vez evidente, que não só temos um histórico que muito contribuiu para alterar o panorama do desempenho ambiental no nosso país, como estamos muito comprometidos com o futuro, aumentando a segurança hídrica, a resiliência das infraestruturas de serviços essenciais, acelerando a economia circular da água e ação pelo clima, ambições que concretizam o nosso propósito de fazer a diferença na vida das pessoas, incentivando a inovação em prol de um futuro mais sustentável. Por isso o nosso lema Ontem e Hoje a Tratar o Futuro.”