Celebramos as nossas Mulheres e a Igualdade de Género

No dia  8 de março celebra-se o DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Pelo seu significado e pelos crescentes desafios que a sociedade enfrenta, a SIMARSUL saúda todas as trabalhadoras nesta data com a oferta simbólica de uma flor.

 

Historicamente ligado ao movimento revolucionário, que o proclamou e assumiu como um dia de luta das mulheres trabalhadoras, a nível mundial pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever limitações e preconceitos que vêm sendo impostos à mulher e que levaram a situações discriminatórias nos seus direitos e deveres.

 

O NOSSO  COMPROMISSO DE IGUALDADE DE GÉNERO

Plano para a Igualdade de Género da SIMARSUL reforça e reconhece a importância e a mais-valia de uma participação equilibrada dos homens e das mulheres nas atividades profissionais bem como na vida familiar. Reforçamos assim o nosso compromisso com a inclusão.

Salientamos que apesar da estrutura da SIMARSUL ser constituída por 73% de homens, as posições de chefia (vinte) são ocupadas maioritariamente por mulheres (doze) em comparação aos homens (oito).

Renovamos diariamente o contributo ativo para a implementação das melhores práticas de promoção da igualdade na sociedade, através do qual se visa promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar de todos os/as trabalhadores/as, designadamente uma efetiva igualdade entre homens e mulheres e para uma cidadania plena; a realização de escolhas livres em todas as esferas da vida; uma melhor gestão do tempo profissional e pessoal; o aumento da satisfação pessoal com repercussão positiva na produtividade; a diminuição do absentismo e um melhor clima dentro da organização.

Juntas/os fazemos a diferença na vida das pessoas e da Península de Setúbal. Há duas décadas que tratamos e valorizamos as águas residuais, protegemos o ambiente e os ecossistemas, a sáude pública e valorizamos o território. 20 Anos a Tratar o Futuro!