Compromisso SIMARSUL reforça Dia Municipal para a Igualdade

Em outubro, celebra-se no dia 24 o Dia Municipal para a Igualdade para consciencializar para a igualdade de género enquanto questão de Direitos Humanos e condição para o exercício efetivo e pleno da cidadania.

Por ocasião, a SIMARSUL reforça o seu compromisso como agente promotor desta temática partilhando, junto do seu público, a importância de uma participação equilibrada dos homens e das mulheres nas atividades profissionais bem como na vida familiar.

Como exemplo do seu contributo ativo para a implementação das melhores práticas de promoção da igualdade na sociedade e na região, a nível profissional, familiar e pessoal,  além do Plano para a Igualdade 2024, destacamos a caracterização dos recursos humanos da empresa, cuja distribuição por género tem uma taxa de 74 % masculina e 26% feminina, sendo a taxa de posições de chefias ocupadas por mulheres na SIMARSUL de 63%.  

O Plano para a Igualdade, o Código de Ética e Conduta e a Política de Integridade caracterizam o modelo de governação da SIMARSUL assente numa cultura de igualdade de género e nos mais elevados padrões éticos, de transparência, responsabilidade e excelência das práticas de gestão pública e de conduta.

perspetiva de género está também presente nas abordagens de segurança e saúde no trabalho, nomeadamente na prevenção de situações de descriminação, violência, assédio ou intimidação relacionadas com o trabalho.

Dos deveres gerais de conduta, destacam-se entre outros:

 

O cumprimento do Código de Ética e Conduta contribui para a proteção da dignidade dos trabalhadores/as, das partes interessadas e promove um ambiente de trabalho igualitário, digno, seguro e sadio.