Dia Mundial do Saneamento celebrado com a Comunidade

Dia Mundial do Saneamento é celebrado este ano com o tema oficial  Acelerar a Mudança”  para colocar o mundo no caminho certo para alcançar o ODS 6 – água e saneamento para todos – até 2030. Pretende assinalar a preocupação humanitária pela defesa dos direitos ao acesso ao saneamento básico. A privação deste bem acentua as desigualdades e leva a problemas de saúde, à dificuldade de erradicar a pobreza e ao retardar do desenvolvimento económico e social.

No âmbito das celebrações, destacam-se algumas ações em curso na SIMARSUL no mês de novembro.

 

Participação no Conselho de Eco-escolas da Escola Secundária da Moita  

Em novembro  a SIMARSUL participa do Concelho da Eco-escola da Escola Secundária da Moita, em parceria com o Município e outras entidades, contribuindo e incentivando ações e trabalhos desenvolvidos e a desenvolver pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade,  sensibilizando para a adoção de comportamentos mais sustentáveis, para a colocação indevida de objetos pela sanita, promovendo assim a boa utilização dos sistemas de saneamento para garantir a saúde pública e a proteção dos ecossistemas e da Biodiversidade, no âmbito da temática do ano letivo para a Geodiversaidade e espaços exteriores.

No dia 14 de novembro celebramos mais um marco verde com o hastear da bandeira Eco-Escolas na Escola Secundária da Moita que contou com a presença da SIMARSUL.  Estamos orgulhosos de contribuir para mais uma edição deste evento significativo, através da educação ambiental e sustentabilidade nas escolas, incentivando as próximas gerações a valorizarem a água e a protegerem um futuro mais verde.

 

Casa do Ambiente do Montijo recebe Exposição renovada "Superamigo - Lixo no Esgoto, não!" 

A EXPOSIÇÃO itinerante "Superamigo - lixo no esgoto, não! regressa ao Montijo em novembro para ficar patente ao público e à comunidade educativa, em parceria com o Município, na Casa do Ambiente, com a divulgação complementar de suportes de sensibilização e de conteúdos digitais da campanha que sensibiliza para os problemas causados pela colocação indevida de resíduos no esgoto, nomeadamente os entupimentos da rede e a dificuldade dos próprios processos de tratamento das águas residuais.  É também reforçada a mensagem do valor água e o papel do saneamento para a sua valorização e circularidade.

 

Ação de sensibilização nas instalações da Cercizimbra

No dia 15 de novembro realizámos uma palestra aos utentes do centro de formação profissional do centro Cercizimbra - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Sesimbra, sobre a atividade da SIMARSUL, o funcionamento das ETAR, o valor da água, práticas para a sua poupança e as boas práticas ambientais para os jovens técnicos de restauração e operadores de armazém, com especial enfoque na mensagem da campanha “Lixo no esgoto, Não!”

 

Visita ao Laboratório e à ETAR da Quinta do Conde

No dia 16 de novembro, cerca de 30 alunos e professores do núcleo de Curso de Tecnologia de Laboratório Químico e Biológico da ESTBarreiro do Instituto Politécnico de Setúbal visitaram as instalações da SIMARSUL, numa manhã muito prática e técnica sobre o processo de recolha, tratamento e análises das águas residuais, com especial enfoque no trabalho, organização e processos do Laboratório Interno da SIMARSUL, com o objetivo de os futuros técnicos de laboratório conhecerem o ambiente e a realidade de um laboratório. Os visitantes foram também sensibilizados sobre a importância do saneamento para proteção e valorização da água, preservação dos ecossistemas e valorização dos territórios e para as boas práticas ambientais.

 

Coca Cola e Serviços Municipalizados de Setúbal visitam ETAR da Quinta do Conde

A ETAR da Quinta do Conde recebeu no dia 7 de novembro a visita da comitiva da Coca Cola e dos serviços Municipalizados de Setúbal. A empresa Coca Cola enquanto utilizadora do sistema público de drenagem, solicitou uma visita à ETAR, no âmbito da sua licença ambiental e procedimentos da Companhia Coca-Cola. A SIMARSUL reforça assim o compromisso da sua atuação próxima e concertada com as suas partes interessadas enquanto agentes promotores da proteção do ambiente e da sustentabilidade.

 

ETAR de Setúbal recebe Futuros Engenheiros do Ambiente

No dia 20 de novembro, é a vez da ETAR de Setúbal receber alunos e professores do Mestrado em Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no âmbito de uma visita de estudo da unidade curricular de Projeto de ETA e ETAR. É com satisfação que a SIMARSUL continua a tornar possível o contacto real com o lado prático e técnico da atividade do saneamento junto das próximas gerações de engenheiros/as do ambiente.

 

 

 

Sobre o dia Mundial do Saneamento 

O dia foi implementado através da Resolução 67/291 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, a 24 de julho de 2013.

Assinalado anualmente a 19 de novembro, esta data traduz uma preocupação humanitária pela defesa dos direitos do indivíduo, nomeadamente no acesso ao saneamento básico, de forma a atingir o 6.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS6), que procura atingir saneamento básico para todos até 2030.

#WORLDTOILETDAY  @UN_Water  https://www.un.org/en/observances/toilet-day