Experiência SIMARSUL partilhada com Missão Técnica da Costa do Marfim

No dia 11 de setembro, a SIMARSUL recebeu uma equipa de técnicos da Costa do Marfim no âmbito do projeto da AdP Internacional, que tem como objetivo dar o conhecer o caso de sucesso português na área do saneamento e tratamento de águas residuais e partilhar a experiência já adquirida pelos técnicos portugueses.

Foram visitados os subsistemas de saneamento de Canha e de Taipadas, no Montijo, que dispõem de instalações de tratamento de dimensão mais reduzida bem como os respetivos sistemas de elevação e transporte de águas residuais, pela sua importância no desenvolvimento de sistemas de saneamento na Costa do Marfim.

Além da visita às  infraestruturas da SIMARSUL, foi previamente realizada uma ação de formação nos esritórios da AdP Internacional em Lisboa, seguindo-se outras visitas aos equipamentos e estações de tratamento de águas residuais por todo o país, até ao dia 14 de setembro.

De relevar que o subsistema de Canha, o último subsistema completo (ETAR e sistema de drenagem e elevatório) realizado pela SIMARSUL no município do Montijo, representa a conclusão dos investimentos de grande dimensão neste concelho. O respetivo investimento resultou de um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), Portugal 2020, com o apoio da União Europeia, no âmbito do Fundo de Coesão.