Participação no Parque Agrícola do Seixal faz a diferença na vida das pessoas e do território

SIMARSUL colabora com Projeto Municipal do Parque Agrícola da Quinta da Princesa

 

A primeira fase de implementação do projeto municipal do Espaço Agrícola da Quinta da Princesa foi inaugurada no passado dia 1 de novembro, numa cerimónia simbólica da Câmara Municipal do Seixal, e que contou com a presença dos vogais executivos da SIMARSUL.

A inauguração decorreu na Rua de Maputo, na Amora, com a concessão de 30 talhões de cultivo, tendo sido entregues, aos hortelãos, os protocolos celebrados com a Câmara Municipal.

Desde 2014 que a autarquia tem vindo a apostar nesta forma inovadora e sustentável de produzir produtos biológicos, ao mesmo tempo que os espaços são cuidados e mantidos pela população.

As hortas têm uma função social, orientadas para complemento ao rendimento familiar, uma função recreativa para o contacto com a natureza e o recreio, e uma função terapêutica e pedagógica, como resposta terapêutica nas áreas da doença mental, deficiência e da pedagogia.

O Parque Agrícola da Quinta da Princesa pretende reforçar a relação entre o espaço agrícola e a mancha de sobreiral existente, garantir um espaço sustentável e com reduzidos custos de manutenção, afirmar a coexistência das realidades urbana e rural e assegurar um lugar onde atividades inclusivas potenciem a socialização entre os moradores e destes com residentes de áreas limítrofes.

A intervenção da autarquia na Quinta da Princesa decorre em duas fases e procurou reconhecer a importância para a comunidade das hortas existentes, em termos socioeconómicos. Nesta primeira fase o espaço foi limpo e reorganizado, tendo sido igualmente providenciado o abastecimento de água para regas.

projeto, que privilegia uma perspetiva de agricultura comunitária, vai igualmente contar com infraestruturação, vias e espaços fechados para arrumação de materiais agrícolas.

 

O Contributo da SIMARSUL para valorizar o território

A SIMARSUL tem contribuído, em estreita articulação com o Município, para que sejam criadas as melhores condições para que, reforçando os princípios ecológicos e de salubridade, o território seja utilizado pela população para o cultivo.

O investimento previsto pela SIMARSUL ascende a 1 milhão e 400 mil euros para reabilitar infraestruturas de saneamento, nomeadamente executar a “Empreitada para Reabilitação de Infraestruturas de Drenagem e Elevação do Subsistema da Quinta da Bomba – Intercetor do Fanqueiro – Fases 1 e 2”, contribuindo para melhorar as condições que viabilizam o Parque Agrícola da Quinta da Princesa.

A empreitada beneficia da aquisição do terreno pela Câmara Municipal do Seixal, onde se encontram as hortas e o Interceptor do Fanqueiro - uma infraestrutura de saneamento que foi integrada no sistema multimunicipal da SIMARSUL e que foi construída pelo Município do Seixal em 1992.

A reabilitação do Interceptor visa eliminar problemas estruturais e hidráulicos bem como deficiências decorrentes de vandalismo na rede de saneamento, prevendo também por isso alterações do seu traçado.

A requalificação do terreno permite a eliminação das deficiências, diminuindo a entrada de afluências indevidas e obstruções no sistema de saneamento.

A empreitada da SIMARSUL além de melhorar a eficiência do Interceptor do Fanqueiro e contribuir para a saúde ambiental e pública, contempla também o fornecimento de arrecadações de apoio e arrumos agrícolas para as hortas urbanas.

A concretização do Parque Agrícola da Quinta da Princesa representa a conjugação de esforços dos parceiros e utilizadores para um serviço público de saneamento de qualidade, com o propósito de continuar a fazer a diferença na vida das pessoas e valorizar o território.

 

Sobre o Parque Agrícola da Quinta da Princesa

Freguesia: Amora
Lugar: R. da Quinta do Paço e a Estrada do Talaminho, ao longo da vala da Quinta da Princesa
Tipologia de hortas: conjunto de hortas sociais
Área total de intervenção: mais de 10 ha (fase I e II)
Talhões de cultivo: 30 talhões (fase I)
Instalações de apoio: arrumos, acesso a água para rega, espaços de convívio e estadia, circuitos pedonais e um anfiteatro ao ar livre para atividades e formações.
Entrada em funcionamento: 1 de novembro de 2023
Investimento: 512 453,41 euros (valor total das duas fases). 

 

Sobre a Rede de Hortas Urbanas no Seixal

Atualmente, a Rede de Hortas Urbanas conta com quatro espaços agrícolas em funcionamento, com cerca de 24 000 m2 de área, distribuídos por quatro freguesias (Arrentela, Amora, Seixal, Corroios), representando 15 142 mde área de cultivo, e representam uma parceria internacional (HUMANA), duas parcerias com instituições na área da saúde mental e deficiência (CERCISA e PRISMA – Unidade de Saúde Mental do Hospital Garcia de Orta) e quatro parcerias com estabelecimentos do ensino básico, envolvendo cerca de 122 hortelãos, 300 alunos, 12 professores e 20 utentes de instituições.

O cultivo das hortas pelos munícipes pressupõe a atribuição de talhões, procedimento devidamente enquadrado no Regulamento da Rede de Hortas Urbanas do Município do Seixal, que determina, ainda, os direitos e deveres dos utentes e as regras de utilização dos espaços, com base nos princípios da agricultura biológica e na partilha do conhecimento, onde se promovem estilos de vida saudáveis e as regras de boa vizinhança.