SIMARSUL e Grupo AdP partilham com parceiros municipais oportunidades estratégicas de Sustentabilidade para a região

Sessão SIMARSUL "Para Onde Vamos. Novos desafios e oportunidades" reforça gestão de proximidade com as comunidades e territórios.

A SIMARSUL realizou na manhã do dia 9 de janeiro de 2024, no anfiteatro da ETAR do Barreiro/Moita, uma sessão de apresentação aos parceiros municipais dos projetos estratégicos do Grupo Águas de Portugal (AdP), com intervenções do Vice-Presidente do Grupo e dos seus intervenientes, inseridos nos desafios mais recentes da estratégia de Sustentabilidade, com particular incidência nas temáticas da Economia Circular, incluindo a produção e fornecimento de água para reutilização (ApR), Valorização de Lamas de ETAR, Neutralidade, assim como nas oportunidades de (co)financiamen to associadas.

A abertura da Sessão foi assegurada  pela Vice-Presidente da Câmara Municipal da Moita, Sara Rodrigues e Silva,e pelo Vice-Presidente da AdP SGPS, José Sardinha. Seguiram-se as respetivas apresentações por parte de Fátima Borges, Diretora de  Sustentabilidade e Responsabilidade Social da AdP SGPS;  Martins Soares, Presidente da AdP Energias; João Oliveira Miguel e Carla Cupido, Administradores da AdP Valor; Tiago Ferrão, Diretor de Inovação da AdP Valor e  Fernando Marques, Assessor da Administração da AdP SGPS. A sessão  foi encerrada por Francisco Narciso, Presidente da SIMARSUL.    

A sessão de trabalho e partilha foi orientada para os executivos e técnicos dos municípios utilizadores do sistema multimunicipal, com a importante participação dos quadros internos da empresa, reforçando a gestão de proximidade e a atuação conjunta com os parceiros municipais e a oportunidade de partilha e reflexão sobre um conjunto de iniciativas em curso para dar resposta aos desafios globais que exigem atuação a nível local e, em especial, por parte das entidades com responsabilidades em termos de serviços essenciais e infraestruturas críticas, que, a nível local, trabalhando  em conjunto com várias entidades, reforçam o trabalho nacional que tem sido realizado para dar resposta aos desafios societais e, em particular, à crise climática. 

A presente iniciativa visa integrar e procurar dinamizar uma vasta rede colaborativa e reforçar um percurso de trabalho já longo no sentido da resiliência e garantia da fiabilidade e continuidade dos serviços, mas também de capitalização das oportunidades, designadamente associadas de transição para um modelo mais circular e da neutralidade. 

No ano que se assinalam os 20 anos da SIMARSUL e os 30 anos do Grupo Águas de Portugal, Francisco Narciso, Presidente da SIMARSUL, referiu também que será dada continuidade à iniciativa, com mais oito eventos semelhantes em cada um dos municípios que integram esta parceria, para efetuar um balanço dos 20 anos da SIMARSUL e projetar o futuro, para o qual, conjuntamente com as partes interessadas, a empresa e os seus trabalhadores e trabalhadoras desempenham um papel crucial na prestação de serviços públicos essenciais que têm um impacto direto no bem-estar, na saúde pública, no ambiente e no futuro sustentável da região, fruto do compromisso de trabalho conjunto com os municípios para a gestão consciente dos recursos.