Ciclo de conferências celebram 20 ANOS de impactos positivos na região

 

Para celebrar os impactos positivos de duas décadas de serviço público de saneamento na Península de Setúbal, resultado da parceria regional dos Acionistas Municipais e da Águas de Portugal, vai decorrer em 2024 o Ciclo de Conferências “20 Anos a Tratar o Futuro".

A iniciativa arranca em março, mês que assinala o Dia Mundial da Água, e visa efetuar um balanço do projeto regional transformador e projetar e discutir as perspetivas futuras em estreita articulação com cada município parceiro e de forma próxima com a comunidade e os principais stakheholders da SIMARSUL.

A atividade da SIMARSUL é essencial à saúde pública, à proteção do ambiente e ao desenvolvimento social e económico na região.

O esforço de infraestruturação e a implementação de modelos de governança adequados ao longo de 20 anos da atividade de tratamento de águas residuais permitiram alcançar uma elevada cobertura dos serviços de saneamento na Península de Setúbal.

Os impactos positivos da atividade da SIMARSUL estão patentes na saúde e bem-estar, na recuperação e preservação dos recursos hídricos, na qualidade das águas balneares, na preservação da biodiversidade e na proteção do ambiente, promovendo a economia circular, a valorização dos territórios e cidades mais sustentáveis.

Desde 2003 foram reabilitadas 12 Estações de Tratamento de Águas Residuais e contruídas 9, assim como foram construídos 71 novas Estações Elevatórias e 2 novos emissários, tendo a rede de coletores de águas residuais construídos ascendido a 215 Km.

Este investimento realizado ultrapassou os 227 M€ e contou com 75 M€ de comparticipação comunitária, permitindo elevar a taxa de cobertura de 80% em 2004 para 99,32% em 2022, passando a população servida com tratamento de 25% em 2004 para 98,83% em 2022.

A SIMARSUL orgulha-se de contribuir para estes resultados e reafirma o seu compromisso de responder aos novos desafios para continuar a fazer a diferença na vida das pessoas.

Siga a programação e os conteudos das conferências aqui