ETAR de portas abertas à comunidade educativa no Seixalinho, Setúbal e Barreiro/Moita

Durante o mês de maio, a SIMARSUL recebe alunos do ensino superior e secundário em três das suas ETAR — Seixalinho, Barreiro/Moita  e Setúbal — para visitas de estudo que proporcionem contacto direto com o funcionamento das infraestruturas de tratamento de águas residuais. As visitas, integradas em disciplinas específicas, têm como objetivo reforçar o conhecimento técnico e sensibilizar para a importância do saneamento básico na preservação ambiental. 

A  ETAR do Seixalinho recebeu a primeira visita que teve lugar no dia 8 de maio, e contou com a participação de 12 alunos do curso de Engenharia Sanitária da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL). A visita iniciou-se com uma apresentação em sala, seguida de um percurso detalhado pelas instalações. Para muitos dos participantes, foi a primeira experiência de contacto direto com uma infraestrutura de tratamento de águas residuais, o que reforçou o carácter pedagógico e formativo da iniciativa. 

A 9 de maio, a ETAR do Barreiro/Moita acolheu um grupo de estudantes do Curso Profissional de Técnico de Análise Laboratorial da Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva, do Barreiro. A visita teve como principal objetivo proporcionar aos alunos do ensino secundário uma perspetiva prática sobre o funcionamento de uma ETAR, em articulação com os conteúdos lecionados na formação técnica. 

A ETAR de Setúbal irá receber cerca de 20 estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Tecnologia do Ambiente e do Mar, da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS). A ação é articulada no âmbito da unidade curricular de Drenagem e Tratamento de Águas Residuais para permitir aos alunos aprofundarem, no terreno, os conhecimentos adquiridos em contexto académico. 

Estas visitas integram o compromisso contínuo da SIMARSUL com a educação ambiental e a aproximação à comunidade, promovendo a sensibilização para o ciclo urbano da água, a relevância das boas práticas no saneamento para a proteção da saúde pública e dos ecossistemas, assim como contribuir para a formação prática dos alunos.