Dia Mundial do Saneamento assinalado com visita pedagógica ao Laboratório Interno da ETAR da Quinta do Conde

 

No Dia Mundial do Saneamento, celebrado a 19 de novembro, recordamos a importância do saneamento seguro para a proteção da saúde pública, para a qualidade de vida das populações e para a preservação do ambiente. Este dia alerta para a importância de práticas responsáveis no quotidiano: toalhitas, cotonetes, algodão, cabelos, são alguns exemplos do que compromete o bom funcionamento das redes de saneamento e o tratamento das águas residuais.

No âmbito das celebrações deste dia a SIMARSUL recebeu, no dia 18 de novembro, os alunos e professores do curso profissional de Técnico de Análises Laboratoriais da Escola D. Manuel Martins de Setúbal no LAB – Laboratório Interno da ETAR da Quinta do Conde. Ao longo da visita à ETAR e ao Laborátório, os estudantes tiveram oportunidade de conhecer o trabalho laboratorial que apoia diariamente o processo de tratamento da água residual, incluindo a monitorização de parâmetros e a análise de amostras que garantem a qualidade e a conformidade do efluente tratado nas diferentes etapas da ETAR.

A iniciativa permitiu aproximar as novas gerações da realidade técnica do setor e reforçar a importância da sensibilização e do conhecimento para a construção de um futuro mais responsável, saudável e sustentável para todos.

 

Dia Mundial do Saneamento foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 2013 através da resolução “Saneamento para Todos”. Em 2025, o tema definido pela ONU é: “Saneamento num mundo em transformação” reforçando que, independentemente dos desafios futuros, o saneamento continua a ser um direito humano fundamental e uma necessidade básica para proteger pessoas e ecossistemas.

Apesar dos progressos, 3,4 mil milhões de pessoas em todo o mundo continuam sem saneamento adequado. Valorizar o saneamento é investir na saúde, no bem-estar e na sustentabilidade das gerações presentes e futuras.

Neste dia, reforçamos o reconhecimento dos nossos profissionais que asseguram diariamente a diferença nesta missão invisível, mas permanente.