Dia Mundial da Água assinalado na comunidade

A SIMARSUL  assinala o Dia Mundial da Água, 22 de março, associando-e a um conjunto de iniciativas que têm como objetivo sensibilizar para a importância do uso eficiente da água, para o papel das ETAR na sustentabilidade dos recursos hídricos da região e o seu contributo na economia circular. 

Das diferentes iniciativas destaca-se a parceria com a campanha  "H2Off - hora de fechar a torneira" em articulação com a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) e o Grupo Águas de Portugal. A iniciativa tem por objetivo desafiar toda a população a fechar a torneira durante 1 hora, no dia 22 de março, às 22 horas, para promover a mudança de comportamentos e apelar à consciência sobre o uso correto e eficiente da Água. 

Atravês da nova edição 2.0 do Aquaquiz  lançado hoje pelo Grupo Águas de Portugal, de que a SIMARSUL faz parte, a empresa reforça os materiais pedagógicos online para sensibilização ambiental na Península de Setúbal, com destaque na comunidade educativa. Esta nova versão permite testar conhecimentos e aprender mais sobre o valor da água, jogando à distância de forma individual, a pares ou em grupo de amigos, familiares e colegas. Aceder aqui em www.aquaquiz.pt.

Foi hoje apresentado às partes interessadas a Estratégia de Inovação 360º das empresas do Grupo AdP, numa sessão virtual que contou com a participação do Ministro do Ambiente e da Ação Climática. Na sessão foram destacados três projetos protocolados com o Fundo Ambiental, relativos à produção de água para reutilização em atividades agrícolas e avaliação de riscos de incêndios florestais com impacto nas infraestruturas de abastecimento de água e saneamento. Nos próximos três anos, o Grupo AdP vai alocar mais de um milhão de euros a um fundo agora criado especificamente para financiar novos projetos e acelerar a inovação estratégica. Mais informação aqui .

Reforçamos o convite aos internautas para uma visita virtual guiada à ETAR do Barreiro/Moita. Sabia que a ETAR do Barreiro/Moita foi a primeira ETAR em Portugal a ser filmada no formato 360º e 3D ? Neste dia relembramos  a oportunidade de todos poderem conhecer esta ETAR aqui: Faça a sua visita virtual a uma ETAR - Estação de Tratamento de Águas Residuais e, assim, compreender a importância da nossa atividade na valorização do recurso  água atravês da reutilização da água residual tratada, já que nas ETAR, como na natureza, nada se cria, nade se perde, tudo se transforma….em nome do ambiente, da saúde pública, da sustentabilidade e do futuro ao reciclar parte do caudal com potencial de reutilização em várias aplicações.

Estas iniciativas fazem parte da estratégia da empresa e o seu compromisso com a economia circular poupando recursos finitos como é o caso da água e introduzindo nos novos ciclos produtivos, água residual tratata, lamas com potencial orgânico ou biogás para a produção de energia verde.

O Dia Mundial da Água é celebrado, anualmente, em 22 de março, depois da Assembleia Geral da ONU ter declarado a data em 1992. Pretende-se sensibilizar os líderes políticos e a sociedade civil para a conservação deste bem finito.  “Valorizar a Água” é o tema de 2021 para alertar para as consequências negativas do crescimento populacional, do aumento do seu uso na agricultura e na indústria e das alterações climáticas na preservação da água.