Empreitadas e investimentos prosseguem a bom ritmo

Substituição de iluminação por LED nas ETAR reduz 45% do consumo energético

A SIMARSUL deu início no final do mês de junho aos trabalhos para a conclusão da substituição das luminárias por tecnologia LED na rede de iluminação exterior das ETAR exploradas. O fornecimento de bens e serviços foi adjudicado à empresa Borrego Engenharia, Lda. e representa um investimento no valor global de 68.702,20 euros, com prazo de execução de 9 semanas. Esta intervenção permitirá uma redução média de cerca de 45% no consumo de energia elétrica gasta com iluminação nas referidas ETAR, contribuindo assim para o alcance dos objetivos e metas definidos para a melhoria da eficiência e do desempenho energético na atividade de saneamento de águas residuais.

 

Prosseguem a bom ritmo as empreitadas nas infraestruturas da SIMARSUL 

A SIMARSUL aposta na melhoria contínua do serviço prestado às populações, aos seus clientes e ao ambiente, mantendo o investimento programado no plano de investimentos da empresa para garantir a qualidade do serviço e a eficiência dos recursos.

As empreitadas em curso de “Execução da Etapa de Gradagem da ETAR da Lagoínha” e de “Reabilitação da Estação Elevatória de Santa Marta de Corroios” foram adjudicadas no dia 25 de setembro de 2020 e representam um importante investimento no âmbito das intervenções para a reabilitação de equipamentos e de infraestruturas de saneamento na região, tendo em vista a resiliência e a eficiência dos seus processos, como pôde ser constatado por ocasião de uma visita realizada no anterior semestre pelos membros da Comissão Executiva da SIMARSUL às empreitadas que decorrem em Palmela e no Seixal.

A intervenção que decorre na Estação Elevatória de Santa Marta de Corroios visa a sua reabilitação profunda em termos dos equipamentos, instalações elétricas e dos seus elementos de construção civil, representando um investimento global de 489.855,03 euros, com prazo de execução de 240 dias. Esta infraestrutura pertence ao Subsistema de saneamento da Quinta da Bomba, no concelho do Seixal, entrou em funcionamento em 2001 e foi integrada na SIMARSUL em 2004, servindo atualmente uma população estimada de 11 414 habitantes equivalentes, para um caudal médio de 2 061 m³/dia.

  

A empreitada em curso na ETAR da Lagoínha visa a execução da Etapa de Gradagem a montante da Estação Elevatória inicial desta ETAR, para melhorar as condições de funcionamento e de segurança na sua operação, e representa um investimento no valor global de 264.875,24 euros, com prazo de execução de 270 dias. A ETAR da Lagoínha pertencente ao Subsistema de saneamento da Lagoínha, no concelho de Palmela, e entrou em funcionamento em 2008. Esta infraestrutura serve atualmente uma população estimada de 30 600 habitantes equivalentes, para um caudal médio de 7 650 m³/dia.

 

 

A Empreitada em curso de "Execução da Ligação Gravítica do Sistema de Cárcamo Lobo à Estação Elevatória do Lavradio", que foi adjudicada em novembro de 2020 à empresa Camacho Engenharia, S.A., representa um investimento no valor global de 580.000,00 euros, com prazo de execução de 270 dias, e visa a ligação gravítica do sistema elevatório de Cárcamo Lobo à Estação Elevatória, em “alta”, do Lavradio, por forma a não ser necessária a execução de uma estação elevatória e a eliminar afluências indevidas à ETAR do Barreiro/Moita, designadamente de águas das marés, com elevada condutividade, que condicionam o seu processo de tratamento.

O sistema elevatório de Cárcamo Lobo integra-se no Subsistema de Saneamento do Barreiro/Moita, no concelho do Barreiro. Esta infraestrutura vai servir uma população estimada de 10 000 habitantes equivalentes, para um caudal médio de 1.800 m³/dia.

 

 

A empreitada de Substituição do Sistema de Gradagem da EE4, EE Vinha das Pedras e EE Fonte da Prata, que está a cargo da empresa Ambiágua-Gestão de equipamentos de Água, S.A., foi adjudicada a 8 de outubro de 2020 e representa um investimento no valor global de 399.445,90 euros e tem um prazo de execução de 190 dias. Esta empreitada visa a reabilitação das etapas de gradagem, dos sistemas de ventilação e desodorização e de alguns elementos de construção civil daquelas infraestruturas, por forma a melhorar as condições de funcionamento e de segurança nas suas operações. As referidas Estações Elevatórias - EE4 (Baixa da Banheira), Vinha das Pedras e Fonte da Prata - pertencem ao Subsistema do Barreiro/Moita, no concelho da Moita, e entraram em funcionamento em 2011. Estas infraestruturas servem atualmente uma população estimada de 126 845 habitantes equivalentes, para um caudal médio de 13.541 m³/dia.

   

 

A empreitada em curso de Beneficiações em Infraestruturas na Área de Concessão e Reabilitação dos Decantadores Secundários da ETAR da Zona Industrial da Autoeuropa (ZIA) está a cargo da empresa Metalcário e foi adjudicada no dia 19 de março, representando um investimento no valor global de 144.843,16 euros e tem um prazo de execução de 270 dias. A ETAR da ZIA pertencente ao Subsistema de saneamento da Zona Industrial da Autoeuropa, no concelho de Palmela, e serve atualmente uma população estimada de 50 000 habitantes equivalentes, para um caudal médio de 9 500 m³/dia.

 

A Empreitada de Execução do Intercetor de Alfarim Norte do Subsistema de Lagoa/Meco, representa um investimento no valor global de 173.285,43 euros com um prazo de execução de 190 dias e esteve a cargo da empresa SUBMERCI - Construção e Urbanizações, Lda. A empreitada está em fase de conclusão e teve por objeto a execução e instalação de coletores gravíticos no âmbito dos sistemas de drenagem e tratamento do Subsistema de Saneamento de Lagoa/Meco em Sesimbra.

  

 

A Empreitada de Execução da Reabilitação de Infraestruturas de Drenagem e Elevação do Subsistema da Quinta da Bomba - Emissário de Corroios foi adjudicada no passado dia 17 de junho de 2021 à empresa Sade-Compagnie Génerale de Travaux d’Hydraulique - Sucursal, e representa um investimento no valor global de 586.413,21 euros, com prazo de execução de 270 dias. Esta empreitada visa a remodelação e reabilitação do Emissário de Corroios, corrigindo troços, contra inclinações, reduções de diâmetro e condições de escoamento; câmaras de visita e acessos ao interior da tubagem e descargas de emergência e anti-retorno. O Emissário de Corroios foi concluído em 1992 e integra-se no Subsistema da Quinta da Bomba, no concelho do Seixal. Esta infraestrutura servirá uma população estimada de 199 416 habitantes equivalentes, para um caudal médio de 34.630 m³/dia.

 

Apesar dos desafios resultantes do período de contingência, tem sido possível dar continuidade a um conjunto de outros investimentos na região, além das reabilitações de infraestruturas em curso ou em fase de conclusão, nomeadamente preparar e lançar novos concursos e efetuar adjudicações para a beneficiação de infraestruturas e aquisição de serviços e bens que visam recuperar diversas restrições operacionais. Destas, destacam-se as afluências indevidas ao sistema que têm afetado o normal funcionamento das infraestruturas, nomeadamente as pluviais e de água da maré e a colocação indevida, por parte dos utilizadores, de resíduos nas redes de saneamento, quer a nível doméstico como agroindustrial, comprometendo o funcionamento dos equipamentos e causando o seu desgaste adicional.

O plano de investimentos em curso para reabilitação de equipamentos e de infraestruturas de saneamento da SIMARSUL permitirá melhorar o desempenho e a sustentabilidade das instalações reforçando o compromisso da melhoria contínua da qualidade do serviço essencial de saneamento prestado na região.

Até 2026, a SIMARSUL irá investir no seu Sistema Multimunicipal cerca de 32,4 milhões de euros em empreitadas no âmbito do plano de investimentos em curso para o primeiro e segundo quinquénio 2017-2026.