ESTAMOS A RECRUTAR - Técnico/a Superior de Segurança

A SIMARSUL – Saneamento da Península de Setúbal, S.A. pretende recrutar  TÉCNICO/A SUPERIOR DE SEGURANÇA.

O objetivo da função será assegurar o cumprimento dos requisitos definidos na legislação relativamente à função de Técnico/a de Segurança, nomeadamente do Regime Jurídico da Promoção da Segurança e Saúde no trabalho (Lei 102/2009, de 10 de setembro, com as respetivas alterações e modificações).

Executar as atividades relativas ao acompanhamento e melhoria contínua do Sistema de Responsabilidade Empresarial de acordo com a estratégia definida, assegurando o cumprimento dos requisitos das normas de referência, dos requisitos legais e dos compromissos assumidos pela Administração, contribuindo para a otimização dos processos e qualidade do serviço prestado, especificamente na vertente de segurança no trabalho.

 

PRINCIPAIS TAREFAS:

  • Assegurar e organizar as atividades inerentes aos Serviços Internos de Segurança no Trabalho, tomando as medidas necessárias para prevenir os riscos profissionais e promover a segurança e a saúde dos/as trabalhadores/as, zelando de forma continuada e permanente, pelo exercício das atividades em condições de segurança, tendo em conta os princípios gerais de prevenção, em particular:

a) Planear a prevenção, integrando a todos os níveis e, para o conjunto das atividades da empresa, a avaliação dos riscos e as respetivas medidas de prevenção;

b) Proceder a avaliação dos riscos, elaborando os respetivos relatórios;

c) Elaborar o plano de prevenção de riscos profissionais, bem como planos detalhados de prevenção e proteção exigidos por legislação específica;

d) Participar na elaboração do plano de emergência interno, incluindo os planos específicos de combate a incêndios, evacuação de instalações e primeiros socorros;

e) Colaborar na conceção de locais, métodos e organização do trabalho, bem como na escolha e na manutenção de equipamentos de trabalho;

f) Supervisionar o aprovisionamento, a validade e a conservação dos equipamentos de proteção individual, bem como a instalação e a manutenção da sinalização de segurança;

g) Desenvolver atividades de promoção da saúde;

h) Coordenar as medidas a adotar em caso de perigo grave e iminente;

i) Vigiar as condições de trabalho de trabalhadores/as em situações mais vulneráveis;

j) Conceber e desenvolver o programa de informação para a promoção da segurança e saúde no trabalho, promovendo a integração das medidas de prevenção nos sistemas de informação e comunicação da empresa;

l)Participar na conceção o programa de formação para a promoção da segurança e saúde no trabalho;

m) Assegurar ou acompanhar a execução das medidas de prevenção, promovendo a sua eficiência e operacionalidade;

n) Organizar os elementos necessários às notificações obrigatórias;

o) Coordenar ou acompanhar auditorias e inspeções internas;

p) Analisar as causas de acidentes de trabalho ou da ocorrência de doenças profissionais, elaborando os respetivos relatórios.

  • Elaborar e rever a documentação relevante para o cumprimento dos requisitos das Normas de referência do SRS, com especial relevância para a área de SST.
  • Identificar, registar e acompanhar não conformidades, oportunidades de melhoria, reclamações, ações preventivas, acidentes e incidentes.
  • Realizar e acompanhar auditorias.
  • Promover junto das Direções /Departamentos ou Áreas a identificação de perigos e avaliação de riscos a SST.
  • Apoiar a definição de procedimentos de controlo operacional e a identificação de ações de minimização de riscos.
  • Colaborar com as Direções/Departamentos ou Áreas na definição de objetivos e metas de SST e monitorizar o seu cumprimento de forma a reportar o desempenho global da empresa ao nível da segurança.
  • Garantir a compilação dos dados necessários ao reporte sistemático das atividades de SST, de forma a assegurar o reporte à entidade competente, nos prazos estabelecidos.
  • Apoiar as Direções/Departamentos ou Áreas na construção/otimização dos seus processos, das ferramentas necessárias ao controlo operacional interno e dos seus Prestadores de Serviços, com especial relevância para a área de SST.
  • Identificar, analisar e promover a implementação dos requisitos legais e outros aplicáveis em matéria de segurança.
  • Garantir o acompanhamento dos planos de ação.
  • Elaborar e/ou compatibilizar os diversos e Planos de Segurança Internos.
  • Planear e/ou coordenar a realização de simulacros de emergência e a divulgação dos seus resultados a todos/as os/as trabalhadores/as.
  • Apoiar a divulgação junto dos/as trabalhadores/as, dos requisitos do sistema da segurança.
  • Promover a identificação das necessidades de aquisição de EPI (de acordo com a avaliação de riscos efetuada).
  • Colaborar no planeamento, elaboração, acompanhamento e implementação das ações de formação, informação e sensibilização necessárias para o SRS.
  • Colaborar com a área dos Recursos Humanos no que respeita à Medicina no Trabalho, em matéria de segurança e saúde no trabalho.
  • Dar cumprimento aos procedimentos e normas regulamentares em vigor.
  • Realizar, com zelo, dedicação e espírito de colaboração, todas as tarefas atribuídas e garantir a boa utilização e preservação dos meios de trabalho disponibilizados para o exercício das atividades.
  • Gerir os recursos materiais à sua responsabilidade, garantindo a prossecução da estratégia definida pela Empresa.
  • Assegurar, sempre que necessário, o desempenho de outras funções e atividades, de acordo com orientações superiores.

 

PERFIL PRETENDIDO:

  • Nível académico mínimo equivalente a Licenciatura (preferência por licenciatura pré-Bolonha ou Mestrado pós-Bolonha) em Engenharia do Ambiente, Engenharia Civil ou outro ramo científico adequado.
  • CAP TSHST – Nível V ou VI.
  • Experiência de, pelo menos, 5 anos em funções semelhantes.
  • Experiência de, pelo menos, 2 anos em empresas associadas à atividade de saneamento.
  • Experiência de, pelo menos, 1 ano em funções para empresas com atividades de risco elevado.
  • Formação em Auditorias Internas.
  • Conhecimentos de informática na ótica do utilizador: MS Office e conhecimentos ao nível de SAP e AUTOCAD.
  • Rigor na análise, organização, execução das tarefas e cumprimentos dos prazos.
  • Conhecimento da legislação e da regulamentação do setor.
  • Carta de condução de ligeiros.

 

LOCAL TRABALHO:

Península de Setúbal.

Os/as candidatos/as  interessados/as devem enviar a sua candidatura acompanhada por Curriculum Vitae até 5 dias após a publicação do presente anúncio para o endereço eletrónico: geral.simarsul@adp.pt com referência “TÉCNICO/A SUPERIOR DE SEGURANÇA (M/F)”.

Temos como referência a igualdade de oportunidades, pelo que acolhemos e valorizamos todas as pessoas, independentemente da raça, etnia, nacionalidade, religião, convicções políticas e ideológicas, idade, estado de saúde, género, identidade ou orientação sexual, visando, inclusive, a promoção da diversidade de pensamento e de experiências numa verdadeira cultura de inclusão e de representatividade e fortalecendo o sentido de pertença de cada pessoa que integre o Grupo AdP.