Execução do Sistema de Drenagem Elevatório do Subsistema de Canha

A construção do Sistema de Drenagem e Elevatório do Subsistema de Canha e a nova ETAR constituem o Subsistema de Saneamento de Canha que, quando concluídos, permitirão servir as populações da freguesia de Canha, localizadas no Município do Montijo.

A “Empreitada de Execução do Sistema de Drenagem e Elevatório do Subsistema de Canha” foi adjudicada ao empreiteiro SADE - Compagnie Générale de Traveaux d'Hydraulique, pelo valor de 286.994,46 euros com um prazo de execução de 210 dias.

A empreitada inclui a construção de uma estação elevatória e a construção e reabilitação de uma rede de condutas, emissários  e coletores com uma extensão de cerca de 1 km.

 

 

O Subsistema de Canha

A construção do Subsistema de Canha, o último subsistema de saneamento completo (ETAR e sistema de drenagem e elevatório) a realizar pela SIMARSUL no município do Montijo, representa a conclusão dos investimentos de grande dimensão neste concelho.

Com a conclusão das referidas empreitadas, o novo subsistema passará a centralizar o tratamento dos caudais de águas residuais, o que potenciará a economia de escala e permitirá ainda erradicar as Fossas Séticas atuais exploradas pela SIMARSUL, bem como uma outra Fossa Sética coletiva explorada pelos SMAS do Montijo.

A nova ETAR de Canha está dimensionada em horizonte de projeto para tratar as águas residuais de 1.760 habitantes equivalentes e um caudal médio de 350 m3/d, estando previsto tratamento secundário através de módulo compacto de lamas ativadas em arejamento prolongado, seguido de tratamento terciário de afinação em leitos de macrófitas, projetados para atingir níveis de qualidade compatíveis com a atual legislação em vigor.

Representando um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros, o Subsistema de Canha vem garantir uma melhoria das condições de tratamento das águas residuais recolhidas pelo Município na sua rede “em baixa”, operacionalizando eficazmente os investimentos das duas entidades ao nível do saneamento da região e gerando importantes benefícios ao nível da proteção da saúde pública e do ambiente, eliminando focos de poluição e assegurando a melhoria da qualidade das massas de água.

O investimento associado à construção do subsistema está inserido num projeto cofinanciado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), Portugal 2020, com o apoio da União Europeia, no âmbito do Fundo de Coesão.

O custo total elegível da candidatura é de 867.750,00 euros, sendo o apoio financeiro da União Europeia de 737.587,50 euros, ao que equivale uma taxa de cofinanciamento de 85%.