Frota SIMARSUL renova Certificação energética MOVE+ para mobilidade sustentável

Frota SIMARSUL renova certificação energética 2022. A ADENE – Agência para a energia felicitou a SIMARSUL pela renovação do seu compromisso com uma mobilidade mais sustentável, liderando o caminho como frota certificada pelo MOVE+.

Atento às metas ambiciosas que Portugal fixou, as empresas do Grupo AdP - Águas de Portugal definiram como um dos seus objetivos a certificação energética das suas frotas, de forma a analisar e a melhorar as práticas adotadas na gestão das viaturas, no desempenho dos condutores, na otimização dos consumos e nos cuidados com a manutenção.

O programa existe desde 2020 e permitiu à SIMARSUL melhorar os indicadores energéticos da sua frota, constituída por 41 viaturas, e a sua classe energética, através de uma gestão mais eficaz e eficiente da frota.

O projeto relativo à frota do Grupo AdP contempla o desenvolvimento de formação específica para constituir um grupo de Gestores de Frota MOVE+ e de Auditores MOVE+ dotando os trabalhadores designados nas empresas com recursos e competências para uma gestão ainda mais eficaz e eficiente da frota.

Desde o primeiro ano, a certificação energética de frotas permitiu assegurar:

  • Demonstrar, de forma simples e clara, o seu empenho em reduzir a pegada ecológica da frota;
  • Contribuir ativamente para a redução de emissões de CO2 resultado da sua frota;
  • Aproveitar as oportunidades na otimização de custos (combustível, etc.) e reduzir emissões de CO2;
  • Melhorar a forma de aquisição da sua frota, dando relevância à eficiência energética e ambiental das viaturas;
  • Motivar colaboradores(as), clientes, fornecedores e parceiros para uma mobilidade mais sustentável.

A SIMARSUL reforça assim o seu compromisso na implementação de medidas que visam a melhoria contínua  da sustentabilidade do serviço da sua frota e da sua atividade.