Inovação prossegue colaboração com NOVA na orientação de Teses de Mestrado

SIMARSUL prossegue colaboração com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, através da participação e orientação de Teses do Curso de Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente.

Foram realizadas no passado mês de dezembro as provas de defesa de três dissertações de Tese do Curso de Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente realizadas em colaboração entre a SIMARSUL e o Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Foram apresentadas as seguintes dissertações:

  • “Otimização e Modelação do Tratamento Primário Avançado da ETAR Barreiro/Moita” com orientação de José Pacheco, da Direção de Operação;
  • Análise da Correlação entre Turbidez e Outros Parâmetros em Águas Residuais Tratadas” com orientação de Nuno Tavares, da Direção de Operação;
  • Análise de Utilização de Ciclos Intermitentes de Arejamento em Reator Biológico com Enquadramento de Tarifa Energética Variável” com orientação de Ana Cláudia Bárcia, da Direção de Operação.

Os trabalhos em causa tiveram como intuito principal produzir conhecimento que ajude à revisão, otimização ou implementação de processos operacionais, tendo sido efetuados com recurso a dados provenientes de diversas instalações da SIMARSUL.

De salientar que este tipo de parcerias é particularmente proveitoso para as partes envolvidas, uma vez que permite à SIMARSUL a produção de novo conhecimento que se torna essencial no apoio à decisão de gestão operacional, enquanto possibilita aos alunos terminarem a sua formação em contexto de trabalho, ajudando de forma fundamental para que a transição do mundo académico para o mundo laboral seja facilitada.

A empresa reconhece a disponibilidade e empenho dos seus trabalhadores e trabalhadoras para  participaram nestes processos nas suas diversas fases, particularmente os orientadores e orientadoras responsáveis pelo acompanhamento dos referidos trabalhos, salientando igualmente a estreita colaboração com o Laboratório de Controlo e Processo da Direção de Operação, que possibilitou realizar as análises necessárias para a concretização dos estudos, garantindo sempre a participação e envolvimento dos alunos.

A SIMARSUL prossegue, assim, uma estratégia de proximidade com as suas partes interessadas e a comunidade académica no trilho da inovação de soluções sustentáveis e agregação de valor conjunto para o futuro da região.