Na SIMARSUL todos os dias são Dia Mundial da Terra

No Dia Mundial da Terra  destacamos o compromisso diário da SIMARSUL com o AMBIENTE

O Dia Mundial da Terra é celebrado anualmente no dia 22 de abril, mas na SIMARSUL renovamos diariamente o nosso compromisso na utilização sustentável dos recursos naturais, com o propósito de criação de valor continuado em toda a nossa atividade de tratamento e valorização de águas residuais para a sustentabilidade e bem-estar da população.

Gerimos um dos recursos mais valiosos para a humanidade e para a preservação da Terra, estamos por isso No Presente, a Tratar o Futuro! Nas ETAR nada se perde e tudo se transforma a partir do tratamento da água residual, que gera recursos como o biogás, os biossólidos e a ApR – água para reutilização, além de proteger a biodiversidade, os ecossistemas e a saúde pública.

No ano anterior  as 21 ETAR da SIMARSUL trataram 29.2 Mm3 de águas residuais que,  associado a uma gestão da eficiência energética, possibilitou o aumento da autoprodução de energia verde, nomeadamente a energia de Biogás que totalizou 956 MWh, mais 22,8% quando comparado com 2020.

A valorização  da água residual tratada no conceito de economia circular, bem como a eficiência energética, constituem apostas em que a empresa tem investido recursos por forma a fazer face aos fenómenos das alterações climáticas, sem perder de vista o aproveitamento do potencial das lamas das ETAR, registando-se um incremento de 20,4% de lamas produzidas em 2021 mantendo-se a sua taxa de valorização em 100%.

 

 

A Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas

A ONU enfatiza a tríplice crise no Dia Internacional da Terra. Saiba mais  aqui

O Secretário-Geral das Nações Unidas assinala a data enquanto oportunidade de reflexão relativamente à forma como a humanidade tem vindo a tratar o Planeta.António Guterres afirma que nos encontramos perante uma crise tripla: as alterações climáticas e a extinção da biodiversidade, aliadas à poluição e ao desperdício, ameaçam o bem-estar e a sobrevivência de milhões de pessoas em todo o mundo, tendo vindo a colocar em risco o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.  

    

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça as opiniões sobre o Futuro da Sustentabilidade no Ambiente Magazine

No 28º aniversário da Ambiente Magazine foi lançado um desafio ao setor do ambiente. Designado por “Passa-a-Palavra”, este desafio começou com Lee Hodder (Galp), José Furtado (Águas de Portugal) e Ana Isabel Trigo Morais (Sociedade Ponto Verde), onde cada um teve de responder à pergunta -“Para quando a sustentabilidade?” – e, ao mesmo tempo, lançarem o mesmo desafio a outras personalidades, e assim sucessivamente. Veja aqui os testemunhos da SIMARSUL e dos seus parceiros:

        

      António Ventura (SIMARSUL)                        Álvaro Cidrais (Associação Rumo)           Fernanda Pésinho (C.M. Palmela)

 

Sobre o dia Mundial da Terra

O Dia Mundial da Terra celebra-se a 22 de abril com o objetivo de promover a preservação do meio ambiente, tendo em vista um equilíbrio justo entre as necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras, assim como mobilizar os decisores políticos e a sociedade civil para a concretização de medidas que protejam o planeta. A origem da celebração da data remonta a 1970, tendo sido proclamada em 2019 pelas Nações Unidas para proteger a Terra e os seus ecossistemas, combater as alterações climáticas e a perda da biodiversidade.  O tema das celebrações em 2022 é “Invista no nosso Planeta”.  Mais informação aqui.