SIMARSUL dá nova vida às fardas antigas

No âmbito do projeto “Transformação da farda antiga em novos produtos”, integrado no projeto da área de Segurança e Responsabilidade Social - SRS atualmente em curso, a SIMARSUL está a dar um novo destino às fardas antigas, no seguimento do processo de renovação de fardamento das suas trabalhadoras e dos seus trabalhadores. Em vez de serem simplesmente descartadas, estas peças são recolhidas e encaminhadas para reciclagem e valorização têxtil, sendo transformadas em novos produtos, numa lógica de economia circular e de redução de resíduos.

As primeiras recolhas tiveram lugar a 25 de julho de 2025, nos pontos de recolha da Hygico e da ETAR da Quinta do Conde (armazém de resíduos), que encheram uma carrinha com fardamento já sem utilização. A última recolha de roupa contemplou a ETAR do Seixalinho, concluindo o circuito de recolha na ETAR da Quinta do Conde.

Com esta iniciativa, a SIMARSUL prolonga o ciclo de vida dos materiais e reforça o seu compromisso com a sustentabilidade, mostrando que mesmo o fardamento antigo pode continuar a fazer a diferença.