SIMARSUL em destaque no ENEG 2025

A SIMARSUL participa com três apresentações técnicas na  edição 2025 do ENEGEncontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, que se realiza de 18 a 21 de novembro de 2025, no Europarque, em Santa Maria da Feira. 

Organizado pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, o ENEG constitui um dos mais importantes fóruns nacionais de debate e partilha de conhecimento técnico no setor da água, reunindo entidades gestoras, empresas e especialistas. A edição deste ano decorre sob o mote “Água e Governança: Pontes para o Futuro”, centrando-se nos desafios de gestão, sustentabilidade e inovação no setor. 

A Direção de Operação da SIMARSUL está representada com três apresentações técnicas, que integram o conjunto de Comunicações Livres do evento, evidenciando o trabalho e a experiência da empresa em diferentes áreas de atuação. As apresentações das equipas envolvidas destacam projetos e práticas relevantes desenvolvidas no contexto da SIMARSUL e do Grupo AdP. 

A participação da SIMARSUL neste encontro reforça o seu compromisso com a inovação, a partilha de conhecimento e a melhoria contínua, contribuindo para a consolidação de uma gestão mais eficiente e sustentável dos serviços de água e saneamento. 

 

 Dia 19/11

 - ANÁLISE DA PRESENÇA DE FIBRAS DE CELULOSE EM ETAR, Nuno Soares

Estudo pioneiro sobre a identificação e quantificação de fibras de celulose ao longo do tratamento, avaliando o seu impacto no desempenho biológico, das ETAR e o potencial de valorização em economia circular.

 Dia 20/11 

- AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE INFRAESTRUTURAS EM PERÍODOS DE AFLUÊNCIAS INDEVIDAS, Cátia Gomes 

Monitorização anual que permite identificar volumes de afluências indevidas e medir os seus impactos operacionais, energéticos e económicos, apoiando a otimização da gestão das infraestruturas.

UTILIZAÇÃO DA TURVAÇÃO COMO PARÂMETRO INDICADOR DA EFICÁCIA DO TRATAMENTO DE UMA ETAR, Nuno Tavares 

Avaliação do uso da Turvação como parâmetro alternativo e custo-eficaz para monitorização contínua, demonstrando forte correlação com indicadores regulatórios e reforçando a fiabilidade operacional da ETAR.