SIMARSUL preserva história de Sarilhos Grandes que possibilita divulgação inédita sobre expansão Portuguesa

SIMARSUL preserva património histórico e no Ano Europeu do Património Cultural o projeto de investigação de Sarilhos Grandes revela resultados inéditos sobre a Expansão Portuguesa e a história do contacto de Portugal com os povos de outros continentes.

 

No dia 27 de outubro, às 15 horas, na Galeria Municipal do Montijo, será apresentada pela equipa de investigadores e pela Câmara Municipal uma conferência e inaugurada uma exposição sobre os 10 anos de investigação da Necrópole de Sarilhos Grandes.

O projeto Sarilhos Grandes foi iniciado em 2008 no âmbito de uma intervenção de salvaguarda de uma empreitada da SIMARSUL, no Largo da Igreja de Sarilhos Grandes, que incidiu sobre a necrópole (cemitério) da Igreja de São Jorge e Ermida de Nossa Senhora da Piedade e que conduziu à descoberta de 21 enterramentos dos séculos XV-XVII. Desde então, uma equipa multidisciplinar tem realizado estudos com o objetivo de obter informações sobre a dieta e doenças da população de Sarilhos Grandes.

A Conferência “Sarilhos Grandes na Expansão Portuguesa” e a exposição “Sarilhos Grandes entre dois mundos: o Oriente e o Ocidente” irão apresentar os resultados da investigação, de onde se destacam dados inéditos tais como a presença de restos alimentares e de parasitas recuperados da região do abdómen de quatro indivíduos. Estes restos incluem amido de batata e parasitas documentados pela primeira vez na Europa neste período.

Estes e outros resultados vão ser comunicados no dia 27 de outubro na conferência “Sarilhos Grandes na Expansão Portuguesa” que contará com a presença da equipa de investigadores, constituída por Paula Alves Pereira, Ana Luísa Santos, David Gonçalves, Alice Toso, Álvaro Monge Calleja, António P. Coutinho, Luciana Sianto e Ricardo Godinho.

De seguida, será inaugurada a exposição “Sarilhos Grandes entre dois mundos: o Oriente e o Ocidente”, que estará patente até 31 de dezembro. A mostra, de caráter itinerante, pretende dar a conhecer o trabalho que foi realizado pela equipa de investigadores, assim como a participação direita de sarilhenses e montijenses na Expansão Portuguesa.   

Ao reconhecer a importância cultural do património histórico da Península de Setúbal, a SIMARSUL efetuou sempre o acompanhamento das suas empreitadas de saneamento para assegurar a preservação de achados arqueológicos decorrentes das suas obras na região, consciente da importância histórica, social, cultural e antropológica que os mesmos representam e como forma de valorizar este importante legado histórico.

Considerando a ligação da empresa à génese do projeto de investigação arqueológica de Sarilhos Grandes e a importância dos seus achados sobre o período da expansão portuguesa no Mundo, que contribuem com novos dados sobre a história do contacto de Portugal com os povos de outros continentes, valorizando e aprofundando as relações históricas e culturais com o Oriente, a SIMARSUL reitera a importância cultural desse património histórico da Península de Setúbal, manifestando desta forma e no âmbito da sua assumida conduta de responsabilidade social, o seu contributo para a sua preservação e divulgação.

 

Ler mais aqui.

 

Entrada Livre