SIMARSUL recebe APA/ARH TEJO e Oeste em sessão de trabalho sobre alterações às Licenças de Descarga

A ETAR da Quinta do Conde recebeu a APA/ARH TEJO e Oeste em sessão de trabalho e visita às instalações sobre alterações às Licenças de Descarga

 

No âmbito das reuniões havidas, entre a SIMARSUL e a APA/ARH Tejo Oeste, subordinadas ao tema das alterações das licenças de descarga e para melhor enquadrar a atividade da SIMARSUL na península de Setúbal bem como o seu contributo na proteção dos recursos hídricos da região, realizou-se no passado dia 7 uma sessão de trabalho ao longo deste dia na ETAR da Quinta do Conde.

Nesta sessão participaram técnicos e dirigentes de toda a área geográfica da ARH bem como da Águas do Tejo Atlântico (AdTA) e da SIMARSUL que, para além da sua participação na discussão e visitas às instalações, ainda fizeram várias apresentações sobre os temas em discussão.

De entre as conclusões desta sessão resultaram a Criação de um Grupo de Trabalho, com a participação da ARH Tejo e Oeste, SIMARSUL e AdTA, com os objetivos de:

  1. melhorar o conhecimento do estado das massas de água, através da dinamização da monitorização do Estuário do Tejo e linhas de água adjacentes e avaliação da informação existente.
  2. avaliar o impacto das descargas das ETAR da SIMARSUL e da AdTA na qualidade de água dos meios recetores;
  3. avaliar os impactos das alterações preconizadas nas licenças de descarga nas infraestruturas e no processo de tratamento bem como a avaliação do custo eficácia destas alterações e os prazos necessários para, caso necessário, as adaptações ao exigido.

De salientar que a monitorização é fundamental para a Gestão do Ambiente, nomeadamente dos ecossistemas aquáticos, bem como para o fornecimento dos meios para a avaliação da eficácia de decisões de gestão tomadas no passado fornecendo, ainda, a informação necessária para fundamentar decisões no futuro.