Avançam trabalhos de construção do Emissário de Cárcamo Lobo no Barreiro

A SIMARSUL continua a trabalhar com empenho na realização das obras e atividades planeadas e que trazem benefícios às pessoas e ao ambiente, prosseguindo a bom ritmo os trabalhos de construção do emissário de águas residuais de Cárcamo Lobo, na Avenida das Nacionalizações no Barreiro.

 

A Empreitada em curso de "Execução da Ligação Gravítica do Sistema de Cárcamo Lobo à Estação Elevatória do Lavradio", que foi adjudicada à empresa Camacho Engenharia, S.A., representa um investimento no valor global de 580.000,00 euros, com prazo de execução de 270 dias, e visa a ligação gravítica do sistema elevatório de Cárcamo Lobo à Estação Elevatória, em “alta”, do Lavradio, por forma a não ser necessária a execução de uma estação elevatória e a eliminar afluências indevidas à ETAR do Barreiro/Moita, designadamente de águas das marés, com elevada condutividade, que condicionam o seu processo de tratamento.

O sistema elevatório de Cárcamo Lobo integra-se no Subsistema de Saneamento do Barreiro/Moita, no concelho do Barreiro. Esta infraestrutura vai servir uma população estimada de 10 000 habitantes equivalentes, para um caudal médio de 1.800 m³/dia e reforçar o compromisso da melhoria contínua da qualidade do serviço essencial de tratamento de águas residuais na região, e contribuir para a defesa da saúde pública e a preservação do meio ambiente.

O plano de investimentos em curso para reabilitação de equipamentos e de infraestruturas de saneamento da SIMARSUL permitirá melhorar o desempenho e a sustentabilidade das instalações reforçando o compromisso da melhoria contínua da qualidade do serviço essencial de saneamento prestado na região.

Até 2026, a SIMARSUL irá investir no seu Sistema Multimunicipal cerca de 32,4 milhões de euros em empreitadas no âmbito do plano de investimentos em curso para o primeiro e segundo quinquénio 2017-2026. Mais informação sobre empreitadas e investimentos em curso: aqui