Estação Elevatória de Santa Marta de Corroios reabilitada recebe Executivo Camarário do Seixal

O executivo camarário do Seixal visitou esta terça-feira, dia 23 de novembro, a obra em fase de conclusão da reabilitação da Estação Elevatória de Águas Residuais de Santa Marta de Corroios. A comitiva constituída pelo Presidente e os Vereadores da Câmara Municipal do Seixal foram recebidos pela Administração da SIMARSUL numa visita guiada à instalação intervencionada.

A empreitada de “Reabilitação da Estação Elevatória de Santa Marta de Corroios”, no Seixal, foi adjudicada em 2020 e representa um importante investimento no âmbito das intervenções para a reabilitação de equipamentos e de infraestruturas de saneamento na região, tendo em vista a resiliência e a eficiência dos seus processos.

A intervenção teve por objetivo a reabilitação profunda da Estação Elevatória em termos dos equipamentos, instalações elétricas e dos seus elementos de construção civil representando um investimento global de 489.855,03 euros. No decorrer da mesma foi implementado um sistema de bombagem alternativo para evitar a interrupção do seu serviço e garantir a continuidade do tratamento do efluente, salvaguardando situações indesejadas de descarga na linha de água.

Esta infraestrutura pertence ao Subsistema de saneamento da Quinta da Bomba, no concelho do Seixal, entrou em funcionamento em 2001 e foi integrada na SIMARSUL em 2004, servindo atualmente uma população estimada de 11 414 habitantes equivalentes, para um caudal médio de 2 061 m³/dia.

O plano de investimentos em curso para reabilitação de equipamentos e de infraestruturas de saneamento da SIMARSUL permitirá melhorar o desempenho e a sustentabilidade das instalações reforçando o compromisso da melhoria contínua da qualidade do serviço essencial de saneamento prestado na região.

Até 2026, a SIMARSUL irá investir no seu Sistema Multimunicipal cerca de 32,4 milhões de euros em empreitadas no âmbito do plano de investimentos em curso para o primeiro e segundo quinquénio 2017-2026. Mais informação sobre investimentos em curso aqui.